A Paróquia

          A Paróquia São Bento foi criada em 08 de fevereiro de 2009, pelo Decreto Nº. 23/2008, de Dom Aloísio Hilário de Pinho, FDP -  desmembrada da Paróquia Divino Espírito Santo, sendo confiada aos Monges Beneditinos de Mineiros. A Sede da Paróquia está localizada na Avenida Antônio Carlos Paniago S/N Setor São Bento, em Mineiros-GO. A Igreja Matriz de São Bento, concebida pelo arquiteto Wilson Jorge e erguida ao lado do Mosteiro São José, em Mineiros, é uma igreja monástica destinada ao Ofício Divino e às Celebrações Litúrgicas com a comunidade eclesial. Sua bênção se deu no dia 11 de julho de 1999, se constituindo, desde o início, num centro de visitação das comunidades locais e de pessoas que chegam à cidade e a encontram com suas portas abertas durante o dia e uma parte da noite. Ligado a ela há o Centro Cultural e Catequético Dom Matthias Schmidt, equipado com salas para encontros e um pequeno auditório. Também, há um salão para recepção de casamentos e outras atividades festivas. Seu atual pároco é Dom Rodrigo Perissinotto, OSB - que conta com o auxílio de dois vigários paroquiais - Dom Joaquim Carlos de Carvalho, OSB e Dom Vinícius de Queiroz Rezende, OSB. Segue abaixo, o Decreto de Criação:






DIOCESE DE JATAÍ

Dom Aloísio Hilário de Pinho
Bispo Diocesano de Jataí






DECRETO

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO BENTO
MINEIROS - GOIÁS




Aos Paroquianos da Paróquia São Bento

Paz e Bênçãos do Senhor Jesus!


          Queridos Paroquianos, visando sempre o bem comum e as necessidades pastorais da Diocese do Divino Espírito Santo de Jataí, Dom Aloísio Hilário de Pinho, Bispo Diocesano, após ouvir o parecer dos membros do Conselho Presbiteral, do Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Mineiros - Goiás, e membros daquela comunidade, cria por este decreto, de acordo com os Cânones 512 e 516 do Código de Direito Canônico, a PARÓQUIA SÃO BENTO, localizada na Avenida Antônio Carlos Paniago S/N Setor São Bento, na cidade de Mineiros, desmembrada da Paróquia Divino Espírito Santo.

          A Recém Criada Paróquia de São Bento terá como limites territoriais as seguintes ruas: Indo no sentido Norte-Sul: Início na Rua 4, Loteamento Martins II, até seu cruzamento com a Avenida Antônio Carlos Paniago, contornando a Praça Coronel Mundinho e pegando o início da 4ª Avenida, indo até seu fim no córrego Mineiros, entrando aí na Avenida Castelo Branco, indo até o Cemitério Municipal, contornando-o pelo fundo e entrando na Avenida Goianazes, seguindo até a GO 341.

           A Nova Paróquia está sob o Patrocínio de São Bento. Conforme as prescrições do Cânone 520 § 2º, a Paróquia de São Bento está confiada perpetuamente ao Priorado São José. O Priorado providencia o Clero e agentes que servem ao trabalho pastoral. O Superior competente apresenta o candidato a ser nomeado Pároco ao Bispo Diocesano. 

          As comunidades e setores que estiverem a Oeste desta demarcação e em seu prolongamento imaginário, tanto rumo ao Norte como rumo ao Sul, dentro do perímetro urbano, bem como as que virem a surgir no futuro, passam a pertencer à Paróquia São Bento, e as que estiverem a Leste pertencem à Paróquia Divino Espírito Santo.

          Sendo assim, integram a nova Paróquia São Bento as seguintes comunidades: São Bento, Divino Pai Eterno, Nossa Senhora D' Abadia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Sagrada Família, Beata Laura Vicuña, Santa Luzia, Santo Antônio e Santo Expedito, e as comunidades rurais com acesso pela GO 341. Os locais denominados de Retiro Emaús e PAVIP passam a pertencer à Paróquia São Bento. O local denominado Retiro São Bento do Araguaia continua a pertencer à Paróquia Divino Espírito Santo, bem como as comunidades rurais que têm acesso pela BR 364.

          Recomendo ao querido povo de Deus da Paróquia São Bento, já há tempo conhecido pela sua dedicação e seu amor à Igreja, uma sempre crescente participação e comunhão na vida comunitária, visando sempre a evangelização e bem estar de todos. Cooperem os fiéis da Paróquia ora erigida, com as pessoas designadas pelo Bispo Diocesano para promover e coordenar as atividades próprias e os serviços necessários à vida da Paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário