A Diocese




Catedral Divino Espírito Santo - Jataí/GO



Brasão da Diocese de Jataí
A diocese de Jataí é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana em Goiás, Brasil. Seu bispo titular é Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. e seu bispo emérito é Dom Aloísio Hilário de Pinho, F.D.P. Adota o Rito Romano e tem como padroeiro o Espírito Santo.

No sudoeste do Estado de Goiás, a Igreja Católica se torna presente por meio da Diocese de Jataí. " Diocese é a porção do povo de Deus confiada a um bispo para que a pastoreie em cooperação com os padres, de tal modo que, unida a seu pastor (ao bispo) e por ele congregada no Espírito Santo mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua uma Igreja particular, na qual verdadeiramente está e opera a Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja de Cristo" ( Christus Dominus, n. 11), nos diz o Concílio Vaticano II. Eis em palavras qualificativas o sentido daquela célula da Igreja Católica, que junto com a cidade de Jataí, abrange 25 municípios divididos em quatro distritos/foranias: Centro, Sul, Leste e Noroeste. Limita-se a leste com a Diocese de Itumbiara (GO), ao sudeste com a Diocese de Ituiutaba (MG), ao norte com a Diocese de São Luís de Montes Belos (GO), ao oeste com a Diocese de Guiratinga (MT), ao sudoeste com a Diocese de Três Lagoas (MS)e com a Diocese de Coxim (MS). Sua população é de 537.961 mil habitantes, numa área de 58.997,7 Km².

HISTÓRIA


A Prelazia de Jataí, foi criada a 21 de Junho de 1929 pela Bula “Solicitudo Quae in Omnes”, do Papa Pio XI, sendo desmembrada da antiga Arquidiocese de Goiás. Posteriormente, aos 20 de Outubro de 1930, foi nomeado como Administrador Apostólico Frei Germano Vega Campon, O.S.A.
D. Germano Vega Campon, OSA
Em 19 de Abril de 1941, Dom Germano Vega Campon foi nomeado Prelado Ordinário de Jataí e Bispo Titular de Oreo. Sua Ordenação Episcopal ocorreu no dia 1º de Junho. A 5 de Abril de 1955, foi nomeado Dom Abel Ribeiro Camelo, como Administrador Apostólico. Ele teve sua posse no dia 08 de Maio do mesmo ano, após a resignação de D. Germano ao Governo Prelazia, em 12 de Maio. Aos 26 de Março de 1956, com a criação da Arquidiocese de Goiânia, a Prelazia de Jataí é elevada a Diocese pela Bula “Quo Aptioni” do Papa Pio XII.

Em 17 de Janeiro do mesmo ano, foi nomeado Dom Abel Ribeiro Camelo como primeiro Bispo Diocesano de Jataí. A Instalação da nova Diocese e a Posse do Bispo aconteceu no dia 8 de Maio de 1957, na antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em 1960, Dom Abel Ribeiro Camelo é transferido para Diocese de Goiás e nomeado, no dia 14 de Maio, administrador Apostólico da Diocese de Jataí. Enquanto que, no dia 24 de Novembro de 1966, ocorreu o seu falecimento, na cidade de Goiás.
D. Abel Ribeiro Camelo
No dia 08 de Maio de 1961, é nomeado, pelo papa João XXIII, como segundo Bispo DiocesanoFrei Benedito Domingos Coscia, OFM, pároco de Pires do Rio/GO. Sua Ordenação Episcopal ocorreu no dia 21 de Setembro do mesmo ano, na Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Nova York/EUA e a posse, a 12 de Dezembro, na semi-construída Matriz Nossa Senhora do Rosário – Pró-Catedral. A partir deste mesmo ano, começaram a chegar à Diocese inúmeros missionários e missionárias de diversas Congregações.
D. Benedito Domingos Vito Coscia, OFM
Foram criadas novas Paróquias, e assim foram-se consolidando as estruturas da nova Diocese. Dom Benedito esteve à frente da Diocese por 38 anos, quando então, completou-se o tempo para seu pedido de renúncia, feito em 24 de Fevereiro de 1999. Dom Miguel Pedro Mundo, que já era Bispo auxiliar desde 1978, foi então, nomeado pelo Papa João Paulo II  terceiro Bispo de Jataí, no dia 24 de Fevereiro de 1999. Sua posse ocorreu no dia 01 de Maio deste mesmo ano. Poucos dias depois de sua posse, aos 18 de Maio, Dom Miguel Pedro Mundo faleceu tragicamente, após um assalto na residência Episcopal. Seu sepultamento ocorreu na Cripta da Catedral Divino Espírito Santo, no dia 21 de Maio de 1999. No mesmo dia, Dom Benedito Domingos Coscia é nomeado Administrador Apostólico. 
D. Miguel Pedro Mundo
Aos 22 de Dezembro de 1999, é então nomeado pelo Papa João Paulo II o quarto Bispo de Jataí, Dom Aloísio Hilário de Pinho, FDP, transferido da Diocese de Tocantinópolis/TO. Dom Aloísio tomou posse na Catedral Divino Espírito Santo no dia 26 de Fevereiro de 2000. Em 28 de Fevereiro de 2000, após a posse de Dom Aloísio, Dom Benedito se transferiu para a Arquidiocese de Goiânia.
D. Aloísio Hilário de Pinho, FDP
Em 16 de dezembro de 2009, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R é nomeado quinto Bispo da Diocese de Jataí, após a renúncia de Dom Aloísio, devido o fato de ter atingido a idade canônica (75 anos). Foi ordenado no dia 27 de março de 2010 no Santuário Nossa Senhora Aparecida em Aparecida-SP e tomou posse da Diocese no dia 6 de março de 2010.
D. José Luiz Majella Delgado, CSsR


BISPOS AUXILIARES



Dom Matthias William Schimidt, OSB (1972-1978). Foi nomeado bispo auxiliar de Jataí em 1972 e ordenado bispo no dia 10 de setembro do mesmo ano, como titular de Mutugenna. Exerceu seu ministério nesta diocese até 1978, quando foi nomeado bispo diocesano de Ruy Barbosa/BA. Faleceu no dia 24 de maio de 1992, aos 61 anos.



D. Matthias William Schmidt, OSB

Dom Miguel Pedro Mundo (1978). Foi nomeado bispo auxiliar de Jataí em 1978 e ordenado bispo em 2 de junho do mesmo ano, como titular de Blanda. Foi elevado, posteriormente, ao grau de bispo diocesano de Jataí/GO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário